[1] Na segunda metade do século XIV, os "di Bressa" -- que eram patrícios da região da Lombardia -- mudaram o centro dos seus interesses econômicos e financeiros para a região do Vêneto, mais especificamente para a comuna de Treviso. Neste novo local, alguns membros desta família adotaram então o sobrenome Bressa e com o passar do tempo BRESSAN.
[2] Algumas obras italianas sobre onomástica (estudo sobre nomes próprios) relatam que, no período do ano 1000 a 1400, “os Bressan” eram anteriormente chamados de Bettignoli. Em um determinado período um membro importante desta família -- ao mudar-se para a província de Treviso -- decidiu identificar-se com o topónimo do lugar, formando assim a expressão “Bettignoli da Brescia”. Os seus sucessores, agraciados com o títulos de nobreza concedidos pelos Príncipes Lombardos, passaram a integrar aos seus nomes o apelido idiomático "da Bressa" e, depois, “Bressan” com as subsequentes variantes Bressani, Bressanin, etc.
[3] Outras fontes derivam o sobrenome Bressan, tanto da origem étnica da cidade de Brescia, quanto da expressão do dialeto do norte “BERSAN".
[4] Bressan, sobrenome de origem medieval, alguns pesquisadores referem-se à forma latina tardia "BRESSANUS" por volta do início do século XV.
Referências: (1) DE FELICE, E. Dizionario dei cognomi italiani: origine, etimologia, storia, diffusione e frequenza di oltre 14.000 cognomi. Milano: Mondadori, 1987; e (2) MARCATO, C. Nomi di persona, nomi di luogo: introduzione all’onomastica italiana. Bologna: il Mulino, 2009.
Com isso, o nome BRESSAN alcançou várias regiões da Itália:
[a] consta dos livros do arquivo paroquial da cidade de Fossalta di Portogruaro (uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza) o registro no ano de 1560 d.C. de algumas famílias BRESSAN que estavam presentes naquela cidade.
[b] igualmente na cidade Friuli-Veneza Júlia (em italiano: Friuli-Venezia Giulia), no ano de 1700 consta o sobrenome BRESSAN no Arquivo Histórico de Bordano na província de Údine.
[c] Alguns dos “Bressanianos”, que incluem entre eles homens ilustres nos campos político, jurídico, empresarial e eclesiástico, integravam o Patriciado Veneziano.
Vejam os exemplos: (a) Valmarana Bressan (1542) em Vigardolo; (b) Repeta Bressan (1672) em Campiglia dei Berici; (c) Zenóbio Bressan em Caldiero; (d) Rinaldi Bressan em Breganze.
Desenvolvido por Reinaldo A Bressan
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.